Páginas

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

TEMPO

Diz o dicionário a respeito do tempo como aquilo o que é medido em horas, dias, meses ou anos; período; duração. Época, lapso de tempo futuro ou passado. Oportunidade ou circunstância disponível para a realização de algo. E no corpo, na alma, na imagem? O tempo pode ser (re)criado, (re)pensado e aqui, (RE)ESCRITO.

Eu me recuso. Faço hora. Vou na valsa. Vou no tempo da música, ou, contrario os acordes, faço como sinto que deva de ser. Nem sempre posso.
O tempo. Nela a urgência: a diferença do relógio na parede para com o relógio aqui de dentro.
Quando os ponteiros aceleram, quando a alma se recusa a seguir o senti horário, quer o contrário, quer mais tempo e de tempo, pouco tempo tem. Apenas corre, corro dele e ele corre: têm dias que correm mais lento, dias que correm mais rápidos.
Difícil é alinhar os ponteiros daqui de dento com os ali de fora.
Mas hoje, eu me recuso. Faço hora. Vou na valsa. Mas, nem sempre eu posso.
por J.G.

Eu já deixei de contar as minhas tentativas de dar sentido a um papel em branco. Escrever sobre o tempo contando os ponteiros do relógio paralisa as batidas do meu coração e, talvez, por isso eu não consigo rabiscar uma prosa ou qualquer poesia. Mas se eu pudesse ver o tempo agora, eu lhe diria obrigada. Se eu pudesse o tocar, eu o abraçaria porque o tempo nos permite voltar para nós mesmos. Os dias têm sido corridos, mas me apazígua estar em mim de novo depois de estacionar em um castelo de desilusões. Sempre escrevi melhor com o céu cinza do que com o arco-íris, meus melhores desenhos derivaram da dor, foram escritos pelas minhas lágrimas. "O poeta é um fingidor", mas meu Eu agora é inegável. É tanta vida que não cabe em um papel. O tempo sempre nos diz "espera". Esperei. Agora, sou bailarina.
por S.S.








por D.Q.









INDICAÇÕES PARA FILMES:


Uma Dama em Paris (2012) - http://www.youtube.com/watch?v=oyBUkIZRduM

Boven Is Het Stil (2013) - http://www.youtube.com/watch?v=2BLc2VtW7Cs

25 comentários:

  1. Bom, já te digo de antemão que adorei essa mistura de fotografia, dança e filosofia - E no corpo, na alma, na imagem? - para início de conversa.
    Os textos mostram, principalmente o que foi escrito por você, que aquilo veio de dentro e veio misturado com dança - Vou na valsa -.
    Gostei do texto da sua amiga filosofa e, adorei as aspas no meio - "O poeta é um fingidor" -. Eu gosto disso de aspas no meio do nada.
    Sobre a foto: Folha seca...representa, por acaso, muito bem que o tempo passou. Mesmo não sabendo exatamente quanto tempo é esse tempo que durou.
    P.S.: Indicações para filmes serão sempre bem vindas.
    Abraços,
    Izabela Rodrigues.

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, belo trabalho! Parabéns pelo espaço! Muito bonito!

    Falar sobre tempo é difícil, pois o tempo afeta a todos e ao mesmo tempo é muito preciso. Isso se torna claro ao ler os "três textos", todos abordam o mesmo tema, tocado de forma singular.

    O tempo me inquieta, no momento me preocupa. Mas ao mesmo tempo, o tempo e regozijo por ter tempo a ocupar e estar vivo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns aos três pelo projeto! Junção perfeita de dança, filosofia e fotografia.
    Este texto nos faz pensar e refletir em temas corriqueiros, que nos passa despercebido, como o tempo.
    Na ansiedade de realizar tudo o que planejamos para aquele dia, aquele momento, acabamos por esquecer que o tempo passa, que os ponteiros do relógio na parede aceleram, e deixamos de aproveitar, quem sabe por alguns segundos, momentos, imagens, gestos, ou ao menos uma folha em um gramado simbolizando o tempo perdido. Porém o tempo é um dos maiores aliados perante a qualquer inquietação, sendo muitas vezes percebido apenas em sua presença.
    O tempo é de suma importância, dita a vida, a nossa vida e requer nossa atenção e estima por cada momento que ele nos revela.

    ResponderExcluir
  4. TEMPO, sempre fundamental para nutrir relações, amadurecer ideias, viver. Entre o antes, o agora e o depois. Seja os das vacas magras, ou o de colheitas, é o que mais temos de constante e é o que sempre nos falta para fazer novos planos, ou o que investimos mal em situações que não nos dão esperança, satisfação e desejos. Ah sim, um bom tema para estrear o TODAS AS LETRAS POR UM TOM! Este, que surge para se encaixar no verbo vida de vocês. Parabéns pelo BLOG!!!

    ResponderExcluir
  5. Ah, o tempo.
    O tempo faz de mim uma pessoa melhor a cada dia. É meu professor, pai e melhor amigo. Às vezes ele me intriga, mas depois, dou tempo ao próprio tempo e percebo que ele tinha razão.


    Sol, sua linda! Mesmo que não tivesse assinado eu teria reconhecido sua sensibilidade. ;)

    ResponderExcluir
  6. Hoje de madrugada, meu amigo de muitas prozas me mandou um vídeo que ao vê-lo na sua aula, lembrou nosso Blog. Obrigado William por compartilhar! Vou colocar o link abaixo:

    https://www.youtube.com/watch?v=tgsrkBqI54g

    ResponderExcluir
  7. Enquanto o tolo o desafia, o sábio ao tempo se alia.
    GK

    ResponderExcluir
  8. Olá! Adorei a ideia do blog, de vários autores criarem juntos e de diferentes formar artísticas. O layout está lindo também. Pensar sobre o tempo é complicado: por vezes ele parece meio tirano, como se roubasse a nossa vida num piscar de olhos, por outras parece gentil, dando-nos umas pausas para respirarmos um pouco de nós mesmos.

    Abraços, boas inspirações!

    ResponderExcluir
  9. Ola,
    Adorei a ideia do blog. Que traga
    não só pra gente mais princialmente pra vocês
    ideias, informações, tempo e conchego.

    beijos meus

    ResponderExcluir
  10. Belíssimo texto. Realmente o tempo, para nosso corpo, alma e coração, tem outra definição. Já estou seguindo, bjus e obg pelas visitas ao meu blog. Sucesso!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela iniciativa. A ideia de juntar diferentes pontos de vista é sempre muito interessante. Agradeço também pelas visitas. Sintam-se bem vindos, pois eu já me sinto em casa.

    ResponderExcluir
  12. Que bom que estás ainda aqui no blog, Jair. Parabéns por este novo. Estou vagando pouquíssimo pelo blog ultimamente e sem oportunidade de visitar e comentar blogs... Espero que tudo se resolva logo. Tenha uma linda semana.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. E o tempo, dentro, é necessário para nossa evolução espiritual, para nossa renovação de pele, de olhar, de sorrisos para o novo, para a vida que sempre encerra ciclos e inicia novos. Retribuindo seu carinho e visita ao meu blog, Irei seguir vcs tbém, parabéns pelo blog. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Estou amando passar por aqui...;
    espaço interessante...agradecendo a visita também :)

    Um Abração!

    ResponderExcluir
  15. Interessante a idéia, muito bonito o blog!

    ResponderExcluir
  16. A falar em tempo, só cabem agradecimentos para cada um que compartilhou do seu próprio tempo o compartilhar de seus pensamentos.

    Obrigado!

    Dani, Jair e Sol.

    ResponderExcluir
  17. Um de vcs três tem, trazendo-me muita alegria, feito comentários bem legais no meu blog... Gostaria de saber qual dos três para poder agradecer. De todo modo, a todos deixo meu abraço!
    GK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gugu,
      trocar é muito bom. Nos tira da zona de conforto e de certo modo, mantem nossa amizade via Blog.
      Nós temos uma didática de ação, temos um grupo fechado aonde vemos os blogs que nos ajudam a buscar novos temas. Então, acaba que sendo nós mesmos, às vezes mais um, outra hora mais outro que compartilha nos outros Blog's. Então, sinta-se abraço pelos três hehe...

      Bom retorno de feriado!

      Excluir
  18. Tempo, tempo, que nos escorre entre os dedos... Oi, Jair. ´Já tinha vindo ver o novo blog, mas faltou o comentário. Gosteu do seu novo espaço.
    Vou esperar a foto do sousplat com pássaros que você ficou de me mandar.
    bj



    ResponderExcluir
  19. seguindo... ainda não tive tempo de ler com calma. abraço

    ResponderExcluir
  20. Oi Sônia, pode deixar, logo eu envio a foto! Beijo; Jair Gabardo.
    --
    Oi Daniel, obrigado por compartilhar e seguir o Blog com a gente, esperamos pelo o seu olhar para com o tema. É sempre muito importante trocar! Abraço - Os Autores.

    ResponderExcluir
  21. Em momentos o melhor amigo em outros um vilão...
    ...erros rápidos acertos demorados.Não importa.

    O tempo trabalha no seu próprio tempo, cabe a nós decidir se vamos correr atrás dele ou caminhar ao seu lado.

    R.J.

    ResponderExcluir
  22. O tempo é um ente tão diáfano, sublime e que assenhora-se de tudo. Crueldade? de jeito nenhum é premência, consistência, o imutável. Então tratemos bem dele, aproveitemos o que ele unicamente nos oferece: ele mesmo, para que o tempo do futuro não seja um tempo perdido.
    Agora que brigar com o tempo, reclamar dele? é só admirar as fotos da Daniela Quinot, onde o passado se agasalha nas memórias.
    Bom fim de semana, Jovens.

    ResponderExcluir
  23. Olá autores,
    Grande foi minha satisfação de suas visitas no meu blog. Agradeço.
    Eu não gosto de sentir saudades e só as sinto quando as quero perto de mim nos momentos de muita aflição.
    Saudade é um alimento que nos envelhece, nos machuca e, portanto a guardo num cantinho secreto do meu cérebro, procuro nunca ficar em devaneio, pois as saudades são tantas devido ao meus muitos anos já vividos que já tenho que encontrar outro cantinho para transportá-las.
    Eu procuro viver o hoje cruel do que sofrer da dor da saudade.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  24. Bom dia,
    Passando para desejar-lhes um ótimo dia e agradecer o carinho.
    Um beijo
    Lua Singular

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...